(1893-1967)
Passa agora a data da efeméride respetiva da morte do grande industrial metalúrgico senhor Américo Martins: Falecido em Rande, na sua residência no então lugar da Estação (em parte da atual Rua Conselheiro Dr. António Mendonça), na Longra, a 31 de janeiro de 1967.
Natural de Airães, onde seus pais viviam, tendo residido a maior parte da vida na Longra e aí na mesma então povoação da freguesia de Rande tenha falecido, foi por fim sepultado na Pedreira, em jazigo de família da terra de sua mãe.
Estando para publicação uma crónica sobre ele, para vir a público na edição de papel do jornal Semanário de Felgueiras (em seu próximo número, por ser precisamente o mais próximo da efeméride), fica aqui entretanto, no próprio dia, uma simples referência alusiva a evocar a figura memoranda de Américo Teixeira Martins, o histórico industrial fundador da MIT-Metalúrgica da Longra. Desta vez em imagens, para depois no artigo a sair no Semanário de Felgueiras Jornal ser em modo descritivo, biograficamente.
Alguns "flashes" de vida de Américo Martins em imagens:
= Panorâmica coeva do quartel e da formação militar em parada, do Regimento de Infantaria de Guimarães (a que pertenceu Américo Martins), ainda com o aspeto desse tempo da área junto ao castelo - antes das obras de tranformação ali operadas pelo Estado Novo na chamada colina sagrada, de reparação do castelo e do chamado palácio dos condes.
= Foto oficial como militar!
= Exemplos de correspondência do tempo de duas das antigas
firmas da Longra de Américo Martins, com compradores e fornecedores: Copia de postal datado
de 1933 da empresa Martins & Irmão; e original de carta-postal da época, com
data de 1942, da Fábrica de Móveis de Ferro da Longra.
= Imagens da fábrica de Américo Martins, nos inícios, primeiro dentro do barracão das instalações do Largo da Longra e depois no novo edifício da reta da Arrancada da Longra.
= Sequência de imagens - em reportagem fotográfica - da Homenagem a Américo Teixeira Martins na MIT-Metalúrgica da Longra em abril de 1958.
= Cabeçalho do “Boletim MIT”, cuja publicação durante algum tempo, em 1962 e 1963, foi jornal informativo da Metalúrgica da
Longra, ainda no tempo da gerência do “Patrão” Américo Martins.
= Duas páginas das três em que está a biografia de Américo
Martins, além de outas páginas onde consta seu nome e obra na história da
indústria na Longra e memórias da Metalúrgica, no livro “Memorial Histórico
de Rande e Alfozes de Felgueiras", publicado em 1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário