Mais uma Páscoa faz parte dos dias memoráveis aqui do autor deste blogue. Retomada que foi a tradição dos dias de Páscoa, após os dois anos diferentes devido à pandemia do Covid. Voltando a não haver restrições e como tal podendo haver, como houve, pleno convívio familiar, em casa. E com a receção do tradicional Compasso Pascal dentro de casa, à boa maneira de sempre.
Assim sendo, ao findar o dia festivo de apoteose à semana maior do ano, como faz parte da sensibilidade cristã e do maravilhoso clássico de sentido coletivo, esvai-se no sentimento humano o semblante entusiasta, para voltar a normalidade do calendário. Mas com a sensação de ter ficado algo tocante, mais uma vez.
Então, mais um dia de Páscoa passou e assim já decorreu esse acontecimento anual. Tendo-se mantido a tradição do Compasso, com o é usual pela região nortenha e particularmente tem sido vivido por terras de Felgueiras. E obviamente em S. Tiago Maior de Rande. Tal como costuma acontecer, pelo conhecimento pessoal, e continua a fazer parte da vida comunitária, ao voltar a ser retomado tal antigo costume, na vivência paroquial e arreigo pelo que dos antepassados vem. Conforme fica a assinalar a pagela desta Páscoa, entregue na Visita Pascal respetiva, com a qual fica encimado este apontamento.
Em registo deste ano, ainda, como quem escreve mais uma página no livro comunitário de afinidade comum, juntam-se algumas imagens relacionadas. Ilustrando-se esta memorização com algumas fotos da Visita Pascal à chegada e durante a mensagem de Aleluia e no beijar da cruz (agora uma vénia), em casa do autor signatário. A registar a Páscoa de 2023 em Rande - Felgueiras!
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
Nenhum comentário:
Postar um comentário