segunda-feira, 20 de maio de 2024

FC Felgueiras sobe de Divisão, voltando de novo a estar na 2.ª Divisão Nacional!

Felgueiras viveu este domingo, dia 19 de maio de 2024, um dia histórico. Na linha do 8 de julho de 1965, da 1ª subida de Divisão Distrital do FC Felgueiras, mais do 28 de maio de 1995, da subida à 1ª Divisão Nacional, e todos os outros feitos de permeio e seguintes que  aconteceram, das diversas ocorrências assinaláveis do clube de futebol representativo do concelho de Felgueiras. Tendo desta vez sido com nova subida de divisão, agora da Liga 3 à 2.ª Liga Nacional. voltando o FC Felgueiras aos Campeonatos das provas das categorias profissionais.

Depois de nas épocas anteriores ter fugido a subida de divisão por um triz, e desta temporada o Felgueiras ter sido campeão de série, vencendo por completo a sua série, com autoridade, quão depois de na decisiva fase final ter tido um começo fora das expetativas, acabou a equipa azul-grená de Felgueiras por conseguir finalmente uma brilhante prestação, a partir de meio da mesma fase de apuramento de subida. Culminando na derradeira jornada, como fica para a história.

Desta caminhada, em que também aqui o autor destas linhas acompanhou in loco a carreira da equipa, ficam para a coleção pessoal mais alguns bilhetes de ingresso e presença. Como são os exemplos que se juntam.

Assinalando mais este feito que enche de júbilo o sentimento felgueirista e preenche ainda mais o ego felgueirense, regista-se este facto através de recortes das alusivas reportagens dos jornais Record e O Jogo do dia seguinte.   



Está assim escrita honrosamente mais uma página da bela história do Futebol Clube de Felgueiras, na atual versão do FC Felgueiras 1932 e Felgueiras SAD, dando sequência a tudo o que foi ficando memorialmente nos anais do futebol felgueirista. 


Agora já muito mais que o que ficou anotado no até agora ainda único livro existente sobre o historial d' "O Felgueiras", quando foi resgatado o futebol de representatividade concelhia, em 2006/2007, então através do CAF, depois continuado pelo FC Felgueiras 1932.


Com mais este facto, digno de figurar nos fastos memoráveis do Clube, mais um Presidente fica na história, como é o caso de Reinaldo Teixeira, à imagem de como uns antigos e antecessores Joquim Carvalho, António Carvalho, Armindo Carvalho, Bertinho da Vitoreira, José Ferreira da Costa (mais conhecido por Zé Paulino), Adriano Quintanilha, José Luís Martins, Álvaro Costa, Fernando Martins, Fernando Sampaio, Pedro Martins, Leonel Costa, etc, permanecem na memória, entre outros. E Agostinho Bento fica também na galeria dos treinadores vitoriosos, como é de recordar alguns, desde Nelo Barros, Caiçara, Borges, Manuel Duarte, Mário Reis, Jorge Jesus, Carlos Monteiro, António Lima Pereira, Ricardo Soares, etc. Enquanto nestes momentos vêm à lembrança outros dirigentes, muitos e bons, cuja sequência se não enumera para evitar involuntária falta de algum. Bem como colaboradores e adeptos, lembrando uns Arlindo Pinto, Eduardo Teixeira, Carlos Diogo, Zé Raminho, Joana Soares, Margarida Pinto, etc, tomando uma parte pelo todo, por assim dizer. Honrando tudo e todos o Felgueiras, que o Felgueiras nos contempla!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))